×

Menssagem de erro

  • Warning: file_put_contents(temporary://fileN2YvHE): failed to open stream: "DrupalTemporaryStreamWrapper::stream_open" call failed em file_unmanaged_save_data() (linha 1962 de /web/php/qzuh/includes/file.inc).
  • O arquivo não pôde ser criado.
  • Warning: file_put_contents(temporary://fileWb6FKc): failed to open stream: "DrupalTemporaryStreamWrapper::stream_open" call failed em file_unmanaged_save_data() (linha 1962 de /web/php/qzuh/includes/file.inc).
  • O arquivo não pôde ser criado.

Você está aqui:

Notícias

Mulheres se reúnem para falar de trabalho e gênero

09/11/2018

As mulheres da CGE se reuniram na última quarta-feira para falar sobre trabalho. A Roda de Conversa “Precisamos falar com as mulheres sobre o mundo do trabalho” foi orientada pela superintendente de Autonomia Econômica das Mulheres e Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Renata Rosa. O encontro também teve a presença de servidoras da Sedpac, Secretaria de Planejamento, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Renata mostrou dados sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho e debateu sobre a construção social em torno da divisão sexual do trabalho, que naturaliza a mulher dentro de casa, do lar, do cuidado. Para ela, a desconstrução desse paradigma é urgente para construirmos liberdade e igualdade. Ela lembrou que as multitarefas dispensadas à mulher têm causado adoecimento da população feminina.

“É preciso uma tomada de consciência, a mulher precisa ter liberdade para fazer o que ela quiser da vida, mas muitas vezes age no automático, com múltiplas jornadas e colocando várias máscaras por dia. Numa sociedade hierarquizada e desigual, esses papeis nos subjugam, nos colocam nos piores lugares”, afirmou Renata. “Autonomia é o contraponto à dependência. A promoção da autonomia não considera somente a igualdade de oportunidades das mulheres, mas também a democratização e socialização dos trabalhos que são atribuídos às mulheres, para que elas tenham igualdade de condições dentro e fora dos seus lares. A mulher hoje não tem tempo livre e ter tempo livre é poder.”

Renata Rosa é doutora e mestra em Ciências Sociais pela PUC Minas, especialista em Políticas Públicas pela UFMG e graduada em História. Como pesquisadora, tem atuado no campo teórico das relações de gênero, com ênfase nos debates sobre espaço urbano, representação e identidades, uso do tempo e mobilidades contemporâneas.