×

Menssagem de erro

  • Warning: file_put_contents(temporary://fileGwt4Hx): failed to open stream: "DrupalTemporaryStreamWrapper::stream_open" call failed em file_unmanaged_save_data() (linha 1962 de /web/php/qzuh/includes/file.inc).
  • O arquivo não pôde ser criado.

Você está aqui:

Notícias

Governo do Estado e Covemg lançam documentários sobre a resistência à ditadura em Minas Gerais

06/06/2018

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), lançou, nessa terça-feira, (5/6), no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) dois documentários curtas-metragens produzidos pela Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg), com coprodução da Vagalume Filmes.

Os filmes fazem parte dos produtos que a Covemg se comprometeu a entregar à sociedade, como forma de prestar contas dos trabalhos realizados, incorporando em produtos audiovisuais parte do material coletado no decorrer de suas pesquisas.
O documentário “Comissão da Verdade em Minas Gerais” (HD - 2018 - 8min10s) é um vídeo institucional, que mostra, de modo didático, o conceito da pesquisa e o significado de uma comissão da verdade, bem como narra o percurso da Comissão da Verdade em Minas Gerais, a partir de depoimentos inéditos de conselheiros e pesquisadores do colegiado.

Já o “Vozes da Resistência” (HD - 2018 - 23min52s), foi produzido a partir dos testemunhos coletados pela Covemg desde 2013, quando os trabalhos de pesquisa do órgão foram iniciados. É um filme que busca revelar alguns aspectos da ditadura em Minas Gerais, a partir de casos relatados por quem vivenciou o período.
A exibição foi seguida por análise e comentários do professor do Departamento de História da UFMG Rodrigo Patto Sá Motta e da equipe responsável pela produção do material audiovisual.

Entre as pessoas que deram depoimento à Covemg e integram os filmes estão os ex-ministros Eleonora Menicucci e Nilmário Miranda; o advogado e ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado; frei Oswaldo Rezende, da Congregação dos Dominicanos; a professora universitária Delcy Gonçalves; o médico Carlos Melgaço e a psicóloga Emely Vieira Salazar, entre outros.
Os documentários são resultado de mais de quatro anos de trabalhos da Covemg e foram produzidos a partir do projeto de pesquisa Direito à Memória e à Verdade, firmado a partir de convênio entre Covemg, Fapemig, Sedpac, Sedectes e UFMG.
Apesar de a comissão ter entregado seu Relatório Final (disponível online) à sociedade civil em 13 de dezembro do ano passado, e encerrado seus trabalhos oficialmente em 8 de fevereiro deste ano, o projeto Direito à Memória e à Verdade continua funcionando junto à Sedpac.

A Covemg foi instituída pelo Governo do Estado em 2013 e teve como finalidade proporcionar novas narrativas sobre as graves violações de direitos humanos, cometidas pelo regime autoritário no âmbito do Estado de Minas Gerais.
Além do lançamento em Belo Horizonte, a Sedpac vai proporcionar aos moradores de outras regiões do Estado a oportunidade de assistir os filmes e conhecer um pouco mais sobre a ditadura em Minas e sobre o trabalho que foi realizado pela Covemg.

Entre os objetivos da produção dos documentários está a necessidade de demonstrar os riscos que toda sociedade democrática corre ao abrir margem para práticas autoritárias.
Vários locais de repressão e resistência e personalidades que atuaram na capital mineira e em cidades como Nova Lima, Governador Valadares, Bonfinópolis e Unaí, entre outras, aparecem nas imagens do filme, que ainda faz uso de fotografias de época.

 
Assista os documentários:

Vozes da Resistência: https://www.youtube.com/watch?v=1jEMwKHqnKM

Comissão da Verdade em Minas Gerais: https://www.youtube.com/watch?v=NEqGiqfseEs